top of page
Writer's pictureCarol Leslen

A verdade sobre a NIACINAMIDA

Updated: Jan 18, 2022

Hoje vamos fazer um mergulho sobre a Niacinamida e no porquê em 2020 ela se tornou uma evidência, como se fosse um novo agente e até mesmo uma descoberta do século pelas mídias.

E eu sinceramente acho fascinante e até mesmo engraçado que as pessoas anunciem esse ativo com o seguinte suspense: "Eu descobri um segredo e meu segredo é a Niacinamida".


Agora, será que a Niacinamida vale mesmo todo esse alarde?

Decidi fazer um mergulho profundo no assunto explicando o que é, o que ela faz, como é usada, no que pode te ajudar e, em seguida, o tipo certo de formulação e concentração ideal para introduzir esse tão aclamado ativo ao seu ritual.

O que é?

A niacinamida é a Vitamina B3. É uma vitamina solúvel em água que conseguimos obter geralmente através da nossa dieta com alimentos como arroz integral, atum, amendoim, ervilhas verdes, abacate, (todos esses e muitos outros) ricos em Niacina.

Justificando a importância dessa vitamina no nosso organismo, vou explicar um pouco sobre a falta dela.

Se alguém é deficiente em Vitamina B3 (algo que é extremamente raro) há uma condição conhecida como Pelagra.

É uma doença que afeta a pele, onde aparecem lesões; afeta o trato digestivo com diarréia intensa e o cérebro com características de demência. E o tratamento da Pelagra é justamente tomar pílulas niacina. by the way!

E a relação da niacinamida com a pele?

Também conhecida por alguns como Ácido Nicotínico, Niacina, Vitamina B3, sabe-se que o ácido nicotínico e os seus derivados estimulam a circulação sanguínea e dessa forma podem levar a um aumento da vermelhidão da pele, e isso é extremamente importante para quem sofre de rosácea, por exemplo.

No entanto, sabe-se que o derivado do ácido nicotínico, apresenta todos os benefícios de um produto contendo vitamina B3, que você irá chamá-lo de Niacinamida e que também é conhecido como nicotinamida, estes últimos sem provocar vermelhidão. Olha ela aí!!!

De fato, topicamente ela pode proporcionar muitas coisas boas para a pele, então sim, vale a pena o seu hype, mas até certo ponto. E eu digo até certo ponto porque todo mundo sempre gosta de acreditar que uma vez que existe uma coisa boa, deve ser aplicado mais, mais, mais, mais e mais.

É preciso sempre lembrar que mesmo o produto sendo bom e com todas as características favoráveis para beneficiar a barreira, se for usado em excesso a pele poderá responder com uma intolerância. Isso pode acontecer com outros ativos também.

O tamanho da percentagem num rótulo, não significa necessariamente que seja melhor. Em concentrações de 2 a 5%, a Niacinamida contribui para o reforço da barreira cutânea, promovendo a síntese de ceramidas e de outros lipídeos da epiderme, sendo vantajosa para praticamente todos os tipos de pele e preocupações. Além disso, este ingrediente tem ação antioxidante, promove as reparações dos danos do DNA e reduz a transferência de melanina entre as células da epiderme (processo de formação das manchas), além de ser capaz de controlar a produção de oleosidade.


TODO INGREDIENTE COSMÉTICO PERMITIDO PARA USO, SEJA ELE DE ORIGEM SINTÉTICA OU NATURAL, É CONSIDERADO SEGURO SE USADO COM DIRECIONAMENTO CORRETO E NAS % PERMITIDAS.


MAS É CLARO (E ÓBVIO) QUE É DIREITO DO CONSUMIDOR USAR PRODUTOS QUE CONTENHAM OS INGREDIENTES DE SEU INTERESSE.

O IMPORTANTE É TER UM BOM DIRECIONAMENTO DE UM PROFISSIONAL PARA QUE NÃO HAJA TANTO ERRO NA HORA DE COMPRAR UM PRODUTO COSMÉTICO.


Quais são os benefícios da niacinamida?


1 - aumentar a imunidade da sua pele:

com o aumento da imunidade da sua pele, aumenta também a produção de queratina e, em seguida, mantém a camada de pele intacta e com isso protege a pele;

2 - ajuda com a barreira lipídica da pele:

o que significa que aumenta as produções de ceramida e colágeno.

Devemos pensar na ceramida como um cimento segurando os tijolos,

Por isso, se os tijolos são suas células da pele, a ceramida é o cimento que está colando todos esses tijolos e deixando-os juntos, a fim de realmente manter a barreira agradável, confortável, firme e flexível.


Um adendo sobre os excessos e acho que é interessante acrescentar:

quando aumentamos muito a produção de ceramidas, retemos umidade na pele, o que pode aumentar também certas condições como descamação, vermelhidão local, coceira, surgimento de bolhas na pele que podem romper e liberar um líquido, onde fica mais favorável para obter uma infecção e se torna um ciclo vicioso. É o efeito do excesso!

Assim também acontece quando sua pele é lesionada, seja microscópicamente ou macroscópicamente, significa que existe uma ferida aberta. Então, obviamente ficamos mais propensos a obter infecções, cortes, eczema, inflamações, etc.

Isso tudo não acontecerá depositando ou usando o conteúdo certo e ideal para o seu tipo de pele, e com isso diminuindo os riscos de desenvolver qualquer efeito reverso.

DE QUALQUER FOMA NÃO PRECISA SE ASSUSTAR, ESTÁ BEM?

O importante disso tudo é ter a atenção em sentir a pele, manter a barreira intacta, equilibrada e bem conectada com os cosméticos.

É PRECISO AFIRMAR VÁRIAS VEZES QUE MENOS É MAIS E QUE, UM SKINCARE SAUDÁVEL É COM RESULTADOS A LONGO PRAZO.


Seguindo com os outros BENEFÍCIOS DESSA JÓIA RARA DA COSMÉTICA...


3 - ajuda a reduzir a vermelhidão:

e a maneira como ele faz isso é reduzindo a inflamação ou resposta inflamatória, e isso pode ser visto em pacientes com acne, pele sensível e com rosácea, que com o uso constante e com a quantidade correta pode ajudar a reduzir SIGNIFICATIVAMENTE a vermelhidão.


4 - regula a produção de sebo:

Então se você é uma máquina de produzir óleo ou sebo, ela é capaz de interferir com a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a produção. Por esse motivo, também os poros dilatados poderão tornar-se menos visíveis e com isso melhora a textura da pele tornando-a mais regular.

5 - pode ajudar até mesmo o tom de pele ou pigmentação:

A niacinamida inibe a transferência de melanossomas contendo melanina a partir das células que os produzem para as restantes células da pele. Alguns estudos mostram uma redução significativa da pigmentação da pele com a aplicação de um produto contendo pelo menos 5% de niacinamida, 1 x ao dia, ao fim de 8 semanas.


Contraindicações:

Apesar de muito se ouvir da associação com a Vitamina C, não há dados científicos que comprovem essa interação, porém existe a possibilidade de usar separado. PORQUE você não precisa usar a niacinamida pela manhã com a Vit C, você pode usar a noite com algum outro ativo ou cosmético.


Para um ponto de vista anterior em que mais não é mais, o uso controlado de qualquer ativo pode beneficiar infinitas vezes mais um tratamento.

Apesar da Niacinamida ser bem tolerada, algumas pessoas relatam episódios de vermelhidão após o seu uso. É previsível que isso seja mais comum em produtos de concentração mais elevada.


É claro que nenhuma formulação vai fazer seu rosto explodir, mas o que vejo hoje e percebo é que muitas pessoas no processo de introdução ao skincare, vem tentando colocar tanto em seu rosto, misturando e sobrepondo infinitos produtos e em níveis mais altos de concentração, fazendo com que provoque alguns estímulos e reações indesejadas.


E mais uma vez, acho que isso tem mais haver como certas marcas destacam o ingrediente em vez explicar a formulação como um todo, fazendo uma "receita perfeita" para o consumidor ou seja, você e eu acreditamos que mais é melhor, porque não é qualquer coisa acima de 5% que será um exagero, e coisas desse gênero.


O fato é que sim, o veneno (se for permitido usar esse termo) está realmente na dosagem que você está aplicando, associando com a quantidade de vezes. Na indústria existem vários produtos onde a niacinamida está presente nas formulações, desde 2 a 15%. E sabendo que não há necessidade de receituário, cabe a você definir qual será a melhor dosagem para a sua pele.

Por isso não pense automaticamente que um maior número significa que é melhor. O que precisa definir é o que é melhor para VOCÊ, PARA O SEU TIPO DE PELE E AS NECESSIDADES DELA.


Abaixo, alguns cosméticos que podem fazer sentido para você e suas necessidades:

PELE SENSIVEL

ENVELHECIMENTO


OLEOSIDADE + MANCHAS



HIDRATAÇÃO + ANTIOXIDANTE


TRATAMENTO DA ACNE













Boas escolhas levam a bons resultados!


No próximo post sobre a Niacinamida, mostrarei detalhadamente produtos que não reagiram bem com a minha pele e a minha opinião sobre cada um deles.


Enjoy!

Recent Posts

See All

Comments


  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page